Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

header ads

Como o iOS?! Android pode ganhar atualizações mais rápidas e tornando-se um sistema 'fechado'



Graças à sua versatilidade e a flexibilidade, o Android costuma ser personalizado por inúmeras empresas, criando sistemas que, muitas vezes, são elas extremamente diferentes um do outro, apesar de terem a mesma 'base'.

Com tudo a boa notícia é que existe um novo recurso chamado 'Google Unified Push' que pode chegar na próxima versão para o Android, resolvendo esse grande problema do atraso nos updates.

Trata-se de uma iniciativa que tende acelerar a distribuição global das atualizações do Android, levando em conta as novidades e as correções o quanto mais rápido possível para todos os usuários do sistema.

Ele pode ser considerado uma 'evolução' do Projeto Treble, que também foi introduzido no Android 8 Oreo, separando com a experiência central do Android das personalizações de fabricantes, o que no papel, devera facilitar a compilação das novas versões, sem a necessidade de te que re-escrever ou modificar a grande parte dos códigos para o layout.

Mais o problema é que o Treble não foi algo tão 'obrigatório', ou seja, muitos fabricantes (como a OnePlus, por exemplo) escolheram simplesmente permanecer na 'zona de conforto', atrasando as atualizações (e muitas vezes, sequer as entregando).

Sendo assim o Android 9 P (que ainda não tem o seu nome definido) trará o Unified Push como um recurso que é necessário para seu funcionamento, ou seja, algo similar ao Treble que, dessa vez, ele vai se tornar obrigatório.

Ficando mais 'fechado 


Tendo dito isso, também há um lado negativo por trás da experiência. Desenvolvedores afirmam está temendo que o Android siga pelo mesmo caminho do iOS, e que torne-se um sistema mais 'fechado'.

E é claro que, não pode ao mesmo ponto do iOS, mas de certa forma, jogando para fora a parte da versatilidade que ele atualmente é oferecida, restringindo( ou fechando) o uso de APIs de terceiros (e até mesmo desativando as APIs ocultas), e 'padronizando' a forma que muitos apps funcionam.

O 'medo' não é infundado: já vemos que a Google está 'fechando o cerco' em todos os seus smartphones da linha Pixel, e também lançando os recursos 'exclusivos' para eles.

Mais outro belo exemplo é o Android Wear, uma plataforma que praticamente' travada' ao ponto de fazer que quase todos os smartwatches Android parecerem os mesmos a nível de software.

Aparentemente, a Google vai ter que sacrificar algumas características de seu sistema operacional móvel, caso o contrario terá que chegar ao nível do iOS em relação às atualizações, da estabilidade e da proteção contra malwares.

Será essa a receita correta para eliminar de vez a tão odiada fragmentação? De que momento, tudo não passam de especulações baseadas em códigos encontrados no Android por desenvolvedores.

Postar um comentário

0 Comentários